quarta-feira, 27 de maio de 2009

20 formas imediatas de começar a poupar

1. Faça um PPR, poupa dinheiro, o seu banco pensa que é mais rico e ainda via buscar um beneficio em IRS que lhe pode vir a dar até 400 euros em reembolso
2. Faça comunicações gratuitas através do talkster
3. Compre apenas produtos de marca branca no supermercado
4. Faça um plano de despesas e saiba exactamente o que gasta, quanto gasta, no que gasta e tente saber se existem serviços mais baratos que lhe ofereçem o mesmo e possa alterar imediatamente.
5.Guarde todas as facturas relacionadas com educação, saude, compra de computadores, impressoras ou modems de internet para descontar no irs
6.Arrume a sua casa e separe o que já não utiliza nem quer e faça doações e no que possivel venda pela internet através do Ebay. Ficará surpreendido com a rapidez das vendas e o valor que algumas pessoas dão por aquilo que normalmente consideramos de inutil.
7.Se tiver cartões de credito, contas ordenados e cartões de débito anule-os e fique apenas com 1 cartão de debito. Vai poupar dezenas de euros em anuidades despesas e juros.
8.Se tiver disponibilidade utilize transportes publicos caso não possa, altere ou compre carro a gasolina e transforme a gpl. Passa a poupar muito dinheiro a nivel de gastos, despesas e manutenção.
9.Use a internet para fazer pagamentos, pesquisas e formas de poupar. Está tudo acessivel a um click e evita deslocações e os custos inerentes bem como perdas de tempo.
10.Não tenha várias contas, mantenha-se longe dos maiores bancos e procure os médios... são normalmente os que dão melhores taxas de juros a curto e médio prazo para valores pequenos e não cobram despesas de conta. Mesmo assim pergunte se fizer a alteração.
11.Aproveite os protocolos coupões e cartões de desconto dos supermercados para poupar ou mesmo ganhar dinheiro com eles
12.Tome café em casa, tome o pequeno almoço em casa, leve comida para o trabalho e sempre que possivel coma sempre em casa. A poupança é extraordinária neste aspecto
13.Saiba qual a sua tarifa de electricidade e se lhe compensa mais ter a tarifa bi-horaria ou simples
14.Se poder investir ou necessita de trocar de electromesticos de cozinha por classe A. Exemplo: um frigorifico classe A gasta à volta de 20 euros a 30 euros por ano, um frigorifico abaixo da classe A pode chegar ao comulo de gastar 20 euros por mês.
15.Troque de lampadas por flourescentes. A poupança é de 80% face às normais
16.Crie o hábito de ter tomadas com switch nos pontos onde utiliza aparelhos electricos a funcionar 24h por dia e desligue quando não está utilizar.
17.Faça uma poupança anual para amortizar em emprestimo habitação se tiver ou outros. Amortização antecipada é odiada pelos bancos por mais pequena que seja. Significa menos tempo de emprestimo para eles.
18.Se fizer férias consulte e compre sempre de forma antecipada pela internet os descontos podem chegar a mais de 50%.
19.Faça download de filmes em vez de ir ao cinema, sai-lhe 100% mais barato.
20.Continue a consultar este site, estas 20 medidas não ficarão por aqui. Logo a sua poupança começa e não acaba aqui. Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário